Zizi Possi e Roberta Sá estão em Mulheres que Encantam

João Caldas

17/11/2013 08:22 - Do ClickCultural

Com direção de Nelson Ayres, cantoras da MPB interpretam clássicos eruditos no concerto Mulheres que Encantam.

Zizi Possi, Roberta Sá, Mônica Salmaso, Marina de La Riva e Fabiana Cozza cantam temas eruditos em solos acompanhados por orquestra.
Com direção artística de Nelson Ayres e sob a regência do maestro Mário Zaccaro, serão interpretados clássicos de Puccini, Villa-Lobos, Schubert, Gershwin, Bernstein entre outros. Os cantores líricos Rosana Lamosa (soprano) Saulo Javan (baixo) farão participação especial. O concerto é gratuito e acontece no dia 23 de novembro, às 17 horas, no Parque da Independência.

Apresentar grandes clássicos eruditos nas vozes de cantoras populares é o desafio do diretor musical e arranjador Nelson Ayres em seu trabalho para Mulheres que Encantam. Com regência do maestro Mário Zaccaro, o concerto, gratuito e ao ar livre, acontece dia 23 de novembro, sábado, às 17 horas, no Parque da Independência, no Ipiranga.

Zizi Possi, Mônica Salmaso, Roberta Sá, Marina de La Riva e Fabiana Cozza cantam 18 árias de óperas famosas de Heitor Villa-Lobos, Giacomo Puccini, George Gershwin, Franz Schubert, Leonard Bernstein entre outros. O repertório contempla grandes peças líricas centradas em personagens femininos e árias escritas para vozes femininas. As interpretes se apresentam em solos acompanhados por uma orquestra de 44 músicos reunidos especialmente para o concerto. Os cantores líricos Rosana Lamosa (soprano) e Saulo Javan (baixo) completam o time com participações especiais.

“Do ponto de vista do arranjador, o interessante do trabalho é a adaptação do repertório erudito para as vozes das intérpretes, pois os temas serão cantados com microfone, no estilo popular, respeitando a característica de cada cantora”, explica Nelson Ayres, diretor artístico do projeto.

Convidado por Nelson Ayres para reger o concerto, o maestro Mário Zaccaro destaca que “o repertório reúne obras que exigem uma técnica vocal mais apurada. Nesse quesito, as cantoras são preparadíssimas para a interpretação dos dois gêneros. É fantástico trabalhar com todos esses cantores incríveis”.

Para Zaccaro, o segredo é a percepção e a sensibilidade. “Se o maestro rege cantores, tem que reger cantando, como um cantor. Se rege uma orquestra, tem que reger tocando, como um músico. E quando rege os dois tem de saber fazer a média entre o canto e a melodia. É o segredo da regência”, diz o maestro que acumulou experiência na música popular e no jazz tocando na noite e tendo trabalhado com Nelson Ayres na Orquestra Jazz Sinfônica.

Na visão de Zizi Possi - que gravou o disco Per Amore (só com canções em italiano) e tem projeto de CD com cantatas e árias de óperas -, “o erudito e o popular podem se encontrar. Tenho um repertório inteiro de músicas compostas por Haydn, Vorjack e Handel por causa do álbum erudito, além de Élégie, de Massenet; e Ave Maria, de Schubert, que vou cantar no concerto”.

A soprano Rosana Lamosa também aposta no encontro do erudito com o popular. “Tenho certeza de que vai ficar musicalmente interessante”, fala Rosana. Presença frequente nas principais montagens de óperas do Brasil e em memoráveis montagens no Exterior, a soprano já passou pela experiência de se apresentar ao lado de cantoras populares quando dividiu o palco com Diane King, cantora e compositora jamaicana. “Ela cantou músicas de seu repertório e depois interpretamos um número juntas”, conta ela.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Avon, o projeto Mulheres que Encantam busca atrair a atenção para a música erudita por meio de artistas populares, com um time de mulheres de diversos estilos e idades. “Essa mistura de interpretações de grandes clássicos, além de rica, vai emocionar o público”, comenta Sonia Kavantan, presidente da Kavantan & Associados, realizadora do projeto. “O Parque da Independência é um local bonito e histórico, palco ideal para um concerto ao ar livre, ao entardecer de um sábado de primavera”, completa.

A proposta é apresentar um projeto artístico que ofereça música erudita ao grande público de maneira diferente. “Normalmente, os projetos trazem orquestras e cantores eruditos interpretando um repertório popular. Em Mulheres que Encantam a ideia é inversa: artistas populares interpretando um repertório erudito. Ter cantoras mais conhecidas do público ajuda a atrair o interesse da audiência e, com isso, promover a democratização do acesso à música erudita”, explica Maurício Marques, diretor da Samba, empresa produtora do concerto.

REPERTÓRIO:

Abertura: Danúbio Azul, de J. Strauss – somente orquestra

Zizi Possi: Élegie (Massenet) e Ave Maria (Schubert)

Rosana Lamosa: Valse Musette, de La Bohéme (Puccini) e Ária da Bachianas Brasileiras nº 5 (H. Villa Lobos)

Mônica Salmaso: Melodia Sentimental (H. Villa Lobos) e My Man is Gone Now, da ópera Porgy and Bess (G. Gershwin)

Roberta Sá: Luar do Meu Bem (Claudio Santoro) e Summertime, da ópera Porgy and Bess (G. Gershwin)

Mariana de La Riva: I Love You Porgy, da ópera Porgy and Bess (G. Gershwin) e Estás en Mi Corazón (E. Lecuona)

Fabiana Cozza: Modinha (H. Villa Lobos) e Berceuse da Onda que Leva o Pequenino Náufrago (Lorenzo Fernandez)

Saulo Javan: Somewhere, da ópera West Side Story (Bernstein)

Duo Rosana Lamosa e Saulo Javan: Valsa, de A Viúva Alegre (F. Lehar)

Duo Fabiana Cozza e Saulo Javan: Amor em Lágrimas (Claudio Santoro)

Para Roteiro:
MULHERES QUE ENCANTAM – Dia 23 de novembro, sábado, às 17h no Parque da Independência. Av. Nazaré, s/nº, Ipiranga. Acesso gratuito. Direção Musical: Nelson Ayres. Regência da Orquestra: Mário Zaccaro. Vozes: Rosana Lamosa, Saulo Javan, Zizi Possi, Roberta Sá, Mônica Salmaso, Fabiana Cozza, Marina de La Riva. Produção Geral: Samba. Realização: Kavantan & Associados. Ingresso: Grátis Duração: 2 horas Classificação Etária: Livre.

Comentar esta Notícia:
NomeComentário
Email 
   
Comentários
com crorkzz - email@gmail.com

UZh8Lh us so I came to take a look. I am definitely enjoying the information.

seo servicess - emai1l@gmail.com

wDKylq Normally I don at read post on blogs, but I would like to say that this write-up very forced me to take a look at and do so! Your writing style has been amazed me. Thanks, very great post.

crorkservice on fiverr - email@gmail.com

JDyABY Currently it seems like Drupal is the preferred blogging platform out there right now. (from what I've read) Is that what you're using on your blog?

crork work - email@gmail.com

wxFf0p Hello there, I found your web site by means of Google even as searching for a similar subject, your site came up, it appears to be like good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

Mais Notícias
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z