Encontre Seu Artista:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Julia Roberts


Julia Roberts nasceu no dia 28 de outubro de 1967, em Smyrna, Estados Unidos. Seu pai vendia aspiradores de pó e sua mãe era secretária de paróquia. Ela cresceu vendo os pais envolvidos em atividades teatrais, pois eles também eram professores de artes dramáticas. Seu pai, Walter Roberts, fundou em 1963 o Atlanta Actors and Writers Workshop. Quando tinha apenas quatro anos, eles se separaram e aos nove o pai faleceu, vítima de câncer.

Seu sonho era ser veterinária, mas aos 17 anos optou por tentar a carreira artística e se mudou para Nova York, onde foi morar com a irmã e atriz Lisa. Trabalhou em uma loja de sapatos e uma sorveteria, antes de se tornar modelo da Agência Click. Tudo o que ganhava era para pagar os cursos de interpretação, mas não chegou a completar nenhum.

Após atuar em alguns seriados, conseguiu seu primeiro papel no cinema, no longa Sangue da Terra (1980), graças a seu irmão mais velho, o ator Eric Roberts, que convenceu o diretor a inclui-la no elenco. Julia e o irmão não se relacionam bem, pois Eric a acusa de ser mal agradecida, por nunca haver reconhecido a sua colaboração no início de sua carreira.

Ela apareceu em filmes para televisão de baixo orçamento, como Firehouse (1987), antes de adquirir um papel importante no drama Satisfação (1988), feito para a TV a cabo. Isto a levou a um papel de grande destaque em Três Mulheres, Três Amores (1989), em que interpretou uma garçonete portuguesa de pizzaria. Seu reconhecimento como atriz veio no papel da filha da personagem de Sally Field, em Flores de Aço (1990), que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e uma indicação para o Oscar na mesma categoria. Em seguida, foi chamada para atuar em Uma Linda Mulher. Ao lado de Richard Gere, ganhou enorme destaque e mais uma indicação ao Oscar, agora como atriz principal.

Em 1993, Julia Roberts renasce mais madura e comemora a sua volta ao sucesso com O Dossiê Pelicano. Seus dois filmes seguintes, os modestos O Poder do Amor (1995) e o drama político Michael Collins – O Preço da Liberdade (1996), no entanto, não renderam uma boa bilheteria. Voltou a expressar alegria na comédia musical Todos Dizem Eu Te Amo, de Woody Allen. Não bastasse ser a atriz mais bem paga de Hollywood, em 1997, atuou na comédia romântica O Casamento de Meu Melhor Amigo, sucesso já no fim de semana de estreia, que ganhou o respeito da crítica ao ser indicado ao Globo de Ouro. Participou ainda de Lado a Lado (1998), e dos campeões de bilheteria Um Lugar Chamado Notting Hill (1999) e Noiva em Fuga (1999).

A partir daí, ficou conhecida como a rainha das comédias românticas, embora tenha demonstrado talento também em papéis dramáticos. Em 2001, com Erin Brockovich, foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz.

Na vida pessoal, Julia é conhecida por seu grande número de relacionamentos. Aos 21 anos, morou com o ator Liam Neeson. Depois o trocou por Dilan McDermott, com quem se casa em Flores de Aço. Na vida real, chegou a ficar noiva dele.

Também não resistiu aos encantos do ator Kiefer Sutherland ao contracenar com ele em Linha Mortal. Logo depois das filmagens, marcaram a data do casamento. Mas, cinco dias antes das núpcias, ela desistiu de tudo ao descobrir estar sendo traída.

Magoada, encontrou consolo com o melhor amigo dele, Jason Patric. Pouco tempo depois, abandonou-o pelo amigo deste, Russell Blake. Não demorou muito, casou-se com o músico e ator Lyle Lovett, que conheceu no set do filme O Jogador (1992), mas divorciaram-se poucos meses depois. Irmã da também atriz Lisa Roberts, visitou o Haiti em 1995, como embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que a convidou para a missão com o objetivo de arrecadar fundos de ajuda.

No mesmo ano, durante o filme A Mexicana, conheceu o cameraman Danny Moder com quem viria a se casar em 2002 e teria três filhos. O relacionamento se tornou um escândalo que ocupou durante um bom tempo os tablóides mundiais, pois ela era namorada do ator Benjamin Bratt e Danny era casado.

Em 2004, Julia anunciou que estava grávida de gêmeos e deu à luz Hazel Patricia e Phinnaeus Walter. Por causa dos filhos, Julia disse que iria abandonar a carreira. Não cumpriu a promessa, pois estreou na Broadway em 2006, com a peça Three Days Rain. Esta foi sua primeira atuação no grande palco de Nova York, e seu trabalho foi bem recebido pelos críticos.

Além disso, Julia trabalhou em uma nova produção, o filme Jogos do Poder, onde atua com Tom Hanks, que estreou em 2007. No mesmo ano, Julia deu à luz a seu terceiro filho, Henry Daniel Moder.

Em 2010, irá estrelar um dos filmes mais esperados do ano, Comer, Rezar, Amar. A história é uma adaptação do livro homônimo de Elizabeth Gilbert, que mostra a jornada de autoconhecimento da personagem Liz Gilbert, em uma viagem pela Itália, Índia e Indonésia. A produção conta também com a participação dos atores Javier Bardem, namorado de Penélope Cruz, James Franco e Billy Crudup.

Teatro
2006 – Three Days of Rain

Prêmios
Oscar
2000 - Erin Brockovich - Melhor atriz

Globo de Ouro
1990 - Flores de Aço - Melhor atriz coajvante / drama
1991 - Uma Linda Mulher - Melhor atriz / comédia musical
2000 - Erin Brockovich - Melhor atriz / drama

National Board of Review and Screen Actors Guild
200 - Erin Brockovich - Melhor Atriz em

Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z