Encontre Seu Artista:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Divulgação

Julia Stiles


Julia O Hara Stiles nasceu em Nova York. Descendente de irlandeses, ingleses e italianos, começou sua carreira aos onze anos de idade, no La Mama Theater e no Kitchen Theater, ambos em sua cidade natal. Nessa fase, chegou a interpretar papéis de William Shakespeare. Mais tarde, voltaria a interpretar Shakespeare em filmes modernizados. Cursou literatura inglesa na tradicional Universidade de Columbia.

Desde cedo, Julia Stiles teve uma educação que focava o desenvolvimento do trabalho artístico. Tanto que em 1999, formou-se pela New York´s Professional Children’s School, que prepara seus estudantes para carreiras relacionadas às artes.

Em 1996, iniciou sua carreira no cinema em Se as Mulheres Tivessem Asas. No ano seguinte, obteve seu primeiro papel relevante em Inimigo Íntimo, ao lado de Harrison Ford e Brad Pitt. Em 1999, atingiu o estrelato ao lado de Heath Ledger com o filme 10 Coisas Que Eu Odeio em Você, uma adaptação de A Megera Domada, da obra de William Shakespeare. O sucesso fez dela uma das mais cobiçadas mulheres com menos de 21 anos, dos Estados Unidos. Durante as filmagens do longa, Julia teve um rápido romance com Joseph Gordon-Levitt, que interpretou Cameron James.

Em 2000, prosseguindo em adaptações de Shakespeare, atuou em Hamlet, confirmando seu potencial em obras dramáticas e clássicas. No ano seguinte, fez uma interessante produção de cinema ao estilo MTV: No Balanço do Amor, que lhe rendeu o prêmio Teens Choice Drama de Melhor Atriz. Depois do fim das filmagens, ela tirou férias. Nesse período, tornou-se colaboradora da organização norte-americana Habitat for Humanity International, que constrói casas aos necessitados.

Em 2001, participou de Jogo de Intrigas, releitura moderna de Othelo. Com isso, consolidou-se como atriz e voltou a ser considerada uma das mulheres mais belas do mundo. Em 2002, Julia foi a estrela de dezembro do tradicional calendário da Pirelli.

Para participar de Louco Por Elas (2002), ela recebeu a bolada de US$ 4 milhões. Nada mal para a menina que, na época tinha 21 anos. Em 2003, estrelou O Sorriso de Mona Lisa, ao lado de Julia Roberts.

Até então, porém, ela ainda não havia participado de grandes produções de Hollywood. Isso aconteceu com a trilogia: A Identidade Bourne, A Supremacia Bourne e O Ultimato Bourne, ao lado de Matt Damon, respectivamente em 2002, 2004 e 2007. Na condição de democrata convicta, possui intensa atividade política, como por exemplo, a defesa da legalização do aborto.

Em 2009, atuou em Oleanna ao lado de Bill Pullman, peça de David Mamet ganhadora do prêmio Pulitzer e dirigida pelo vencedor do prêmio Tony, Doug Hughes. Cinco anos antes, Julia já havia aparecido na adaptação de Oleanna, contracenando com Aaron Eckhart, no Garrick Theatre, em Londres.

Seu primeiro trabalho com David Mamet foi em Deu a Louca nos Astros (2000) e também na adaptação para o cinema da peça de Mamet, Edmond. Em 2002, fez o papel de Viola, em Noite de Reis, peça de William Shakespeare, encenada no Public Theatre. Em 2005, atuou na peça Fran´s Bed, de James Lapine, no Playwrights Horizons.


Teatro

2009 - The 24 Hour Plays
2009 – Oleanna,
2008 – The 24 Hour Plays,
2002 - Twelfth Night
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z