Débora Falabella e Yara de Novaes voltam ao teatro com Contrações

Rodrigo Hypolitho

11/10/2013 10:05 - Do ClickCultural

Texto do dramaturgo inglês Mike Barlett tem direção da premiada diretora, escritora e atriz Grace Passô e traz no elenco Débora Falabella e Yara de Novaes, fundadoras do Grupo3 de Teatro junto com o produtor Gabriel Paiva.

Escrita em 2008, Contrações, que estreia dia 19 de outubro do CCBB São Paulo, é uma obra cruelmente engraçada e absolutamente chocante, sendo ao mesmo tempo absurda e muito plausível. A tradução desta montagem é de Silvia Gomez, a trilha original é assinada por Morris Picciotto e tem cenário e figurino de André Cortez, os três colaboradores são parceiros criativos constantes do Grupo 3.

No espaço único de um escritório, em uma grande corporação,a gerente (Yara de Novaes) convoca sua funcionária Emma (Débora Falabella), e solicita que leia em voz alta uma cláusula de seu contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da mesma empresa. Nos encontros seguintes, a gerente, amparada pelo poder que tem, libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego a funcionária se entrega ao poder de sua superior, escancara e danifica sua vida privada. “A gerente não tem história própria, tudo o que ela diz e todas as suas ações estão ligadas aos objetivos da grande corporação na qual ela trabalha”, descreve Yara de Novaes.

Barttlett constrói diálogos cortados e objetivos que reproduzem relações cotidianas do ambiente de trabalho de forma divertida, ao mesmo tempo revelando um lado satírico e mordaz. Trata-se de um preciso exemplo do bom humor negro inglês. A atriz Débora Falabella acrescenta: “A história vai caminhando cada vez mais para o absurdo e mesmo dentro deste contexto, a plateia continua se identificando com as personagens,e isso é surpreendente”.

O produtor Gabriel Paiva diz que o que mais chamou sua atenção na primeira leitura que fez do texto foi “a precisão e objetividade dos diálogos, o quanto ele consegue se comunicar de imediato com seu público.”Ainda sobre o texto a diretora Grace Passô comenta: "Ele consegue ser uma metáfora e ainda realizar esta metáfora como algo possível de acontecer,verossímil com o nosso tempo, com os nossos paradigmas”.

Esta é a primeira vez que Grace trabalha com o Grupo 3."O Grupo 3 sempre faz um mergulho vertical na literatura ou na dramaturgia. Existe, por trás das montagens da companhia, um desejo claro de entender o texto de uma forma potente e necessária. Eu, Yara, Débora e Gabriel tivemos muitas conversas durante o processo de Contrações e sempre foram conversas que iam além da própria peça, conversas de quem está pensando o teatro, a necessidade de fazê-lo, seus paradigmas, o que é ser artista hoje,qual é a nossa função, por que optar por determinadas estéticas, por determinados textos; ou seja, dizem respeito à filosofia do teatro - não o teatro máquina, o teatro que deve ser feito, mas o teatro que almeja um outro lugar, que quer descobrir outras formas, e é por isso que me interessa este trabalho, este encontro especificamente." Observa a diretora.

O processo de criação de Contrações:

Durante o mês de abril de 2013 a equipe criativa de”Contrações” viajou por 8 cidades do interior paulista e expôs seus ensaios para plateias de aproximadamente 400 pessoas por cidade. A peça foi construída e modificada com a presença do público, diferentemente de um ensaio aberto, foi um processo criativo exposto, no qual, ao final de cada apresentação a plateia podia colocar suas impressões e opiniões sobre o texto e a montagem.

Este processo aconteceu pelo Circuito Cultural Paulistanas cidades de São Sebastião Pirassununga, Espírito Santo do Pinhal,Limeira, Fernandópolis, Votuporanga, Botucatu e Dois Córregos. Ao todo os ensaios foram vistos por aproximadamente 3 mil pessoas.

SERVIÇO:

CCBB: RuaÁlvares Penteado 112 (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô). Temporada: De18 de outubro até 9 de dezembro. Sábados às 17h30 e 20h, domingos às 18h esegundas às 20h. Duração: 80 min. Classificação indicativa:14 anos. Ingressos: R$ 10.

Comentar esta Notícia:
NomeComentário
Email 
   
Mais Notícias
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z