Juca de Oliveira volta aos palcos como Rei Lear

João Caldas

03/07/2014 13:52 - Do ClickCultural

Nesta versão de Rei Lear, criada por Geraldo Carneiro especialmente para Juca de Oliveira, o ator interpreta Lear, suas três filhas e várias personagens da tragédia. É a primeira vez na história do teatro universal que Rei Lear é encenado como espetáculo solo.

O espetáculo, que será apresentado no Teatro Eva Herz, em São Paulo, tem data de estreia prevista para 18 de julho, mesmo dia que Cazuza chega aos palcos do Teatro Procópio Ferreira.

Escrita em 1606, por William Shakespeare (1564-1616), a peça narra a trajetória de Lear, Rei da Bretanha, que aos 80 e tantos anos decide dividir o reino entre as três filhas. A cobiça e a ingratidão filial, temas centrais desta obra-prima, a tornam dolorosamente atual.

“Hoje, mais do que nunca, filhos e filhas, modernos clones de Goneril e Regan, continuam expulsando de casa os velhos pais para encarcerá-los em asilos, até a morte. Puro Shakespeare. Puro Rei Lear”, afirma o ator e dramaturgo que já está em seu quarto Shakespeare (Júlio César/1966, Ricardo III/1975 e Otelo/1982).

Dirigido por Elias Andreato, Juca de Oliveira, com mais de 60 anos de carreira e vários prêmios no currículo, celebra com este espetáculo sua paixão e dedicação ao teatro brasileiro. Além da atualidade do tema, característica marcante nos textos do bardo, a montagem traz o ineditismo de ser encenada apenas por um ator.

De acordo com Geraldo Carneiro, a atual adaptação procura recortar os momentos centrais da trajetória de Lear. “Claro que há reduções e supressões que podem provocar alguma estranheza a um especialista. Mas, em contrapartida, talvez, tenhamos o personagem mais próximo de nós, em geral avassalados por sua grandeza. Aqui, Lear é sujeito e narrador de sua própria história. E vemos que o que parecia monstruoso na violência de seu tempo é cada vez mais parecido com os monstros da sociedade contemporânea.”

Na visão do diretor Elias Andreato “o teatro não é apenas indústria ou gesticulação, é imaginação, libertação e amor. Toda vez que um ator pisa num palco, ele perpetua esta paixão e nos oferece o seu coração para que possamos suportar o que temos de mais monstruoso e de mais belo. É assim, através desta exposição, que nos tornamos artistas soberanos. Que o nosso Rei Lear seja uma oferenda, uma troca de amizade e de amor entre os homens”.
Ficha Técnica

SERVIÇO:

REI LEAR
TEATRO EVA HERZ
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista
Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br
Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingos das 12h às 19h. Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito – Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito – Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque.
Vendas: www.ingresso.com e 4003-2330
Sextas e Sábados às 21h | Domingos às 19h
Ingressos: R$ 60
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

Estreia 18 de Julho
Temporada: até 12 de outubro

Comentar esta Notícia:
NomeComentário
Email 
   
Comentários
google - loveuzfmegazuup@hotmail.com

I want to see what what it feels like to have a million dollars in bitcoins. My bitcoin donation address is 3FsNSHj1HTvmTiKdr7NAFBpUo7CGVgsHNe lettheloveflow2015@gmail.com

crorkz - email@gmail.com

mPu6ft Looking forward to reading more. Great article.Really thank you! Great.

Mais Notícias
Click News

Assine nossa newsletter

Nome
E-Mail
Promoções

Séries de TV

De A a Z